quarta-feira, 29 de setembro de 2010

GLICOSE

Os açúcares, massas e outros caboidratos são transformados em glicose dentro de nosso organismo,

o metabolismo da glicose, o papel do fígado no armazenamento de glicogênio, sangue e ácidos graxos, etc.

Introdução


Quando ingerimos carboidratos (massas, doces, etc) eles são transformados em glicose, e, após isso, ela entra em nossa corrente sanguínea.

Glicose no organismo humano

Quando a concentração de glicose no sangue ultrapassa o limite máximo, o excedente é removido pelo fígado e armazenado dentro dele na forma de glicogênio.
Partindo deste princípio, fica mais fácil entendermos que ao ingerirmos certos alimentos, que após metabolizados são transformados em glicose, a concentração de glicogênio no fígado aumenta.Quando o glicogênio se encontra em excesso, o fígado quebra o excedente e o elimina na corrente sanguínea. Através deste processo, o sangue tem sua concentração de ácidos graxos aumentada.Para manter o equilíbrio, o sangue, ao passar pela pele, terá seu excesso de ácidos graxos removidos. Este excesso será armazeado dentro de células (adipócitos) na forma de gordura.
Este processo, conhecido como lipogênese, tem a função de manter o equilíbrio da quantidade de glicose dentro de nosso organismo. O processo contrário é conhecido como lipólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário