terça-feira, 23 de novembro de 2010

Enzimas

Enzimas


O termo é derivado de "en" = dentro e "zima" =  levedura. As enzimas são moléculas de proteína bastante grandes e complexas que agem como catalisadoras em reações bioquímicas. 
       
Como as proteínas, elas consistem em longas cadeias de aminoácidos unidas por ligações de peptídeos. Elas são formadas dentro das células de todos os seres vivos, plantas, fungos, bactérias, e organismos microscópicos unicelulares. 

        As  enzimas são classificadas segundo os compostos nos quais elas agem:
*lipases atuam nas gorduras decompondo-as em glicerol e    ácidos graxos;
*catalases decompõem a água oxigenada; 
*amilases decompõem os amidos em açúcares mais simples; 
*proteases decompõem as proteínas; 
*celulases decompõem a celulose; 
*pectinases decompõem a pectina; 
*xilanases decompõem a xilana; 
*isomerases catalizam a conversão da glicose em frutose; 
*beta-glucanases decompõem a beta-glucana; 
*outras. 
        As enzimas comumente encontradas no trato digestivo são a pepsina, a tripsina e peptidases (que decompõem as proteínas), lipases e amilases. 
        Elas controlam várias funções vitais incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerar a reação dos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes. 
        As enzimas se conectam às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo que menos energia (de ativação) é necessária para que as reações ocorram. 
        Se as enzimas estivessem ausentes, as reações químicas seriam lentas demais para dar suporte à vida. 
        As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima atua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbônico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas
        Quando as enzimas são aquecidas, elas aceleram ainda mais as reações, mas apenas até certo ponto a partir do qual elas se modificam e perdem suas propriedades catalizadoras. Quando a temperatura cai, as enzimas voltam ao seu estado anterior. 


        As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.
        Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto.
        As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações.
        As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
        
        Existem 3 métodos para nomenclatura enzimática:
              Nome Recomendado:  Mais curto e utilizado no dia a dia de quem trabalha com enzimas; Utiliza o sufixo "ase" para caracterizar a enzima. Exs: Urease, Hexoquinase, Peptidase, etc.
             Nome Sistemático: Mais complexo, nos dá informações precisas sobre a função metabólica da enzima. Ex: ATP-Glicose-Fosfo-Transferase
             Nome Usual: Consagrados pelo uso; Exs: Tripsina, Pepsina, Ptialina. 

Enzima muda qualquer tipo de sangue para doador universal

        Descoberta  poderá acabar com a rejeição nas transfusões. A falta de sangue em hospitais pode estar com os dias contados. Pesquisadores dinamarqueses descobriram duas bactérias (Elizabethkingia meningosepticum e Bacterioides fragilis) capazes de retirar os antígenos (moléculas de açúcar) do sangue e transformar qualquer tipo sanguíneo (A, B e AB) em sangue O - "doador universal"...
       .. Para o especialista, a novidade poderá acabar apenas com a incompatibilidade entre os tipos  sanguíneos. "Mas não acabará com a falta de sangue de Rh negativo", afirma o especialista. O fator Rh negativo representa outra variante sanguínea, que possui seu antígeno próprio





Nenhum comentário:

Postar um comentário